Chegou o Inverno - Atenção redobrada com o jardim e suas plantas!!!!

O frio e o vento gelado podem acabar com as flores e as folhagens em poucos dias.


O inverno é a estação com as temperaturas mais baixas do ano e, por conta disso, um período de preocupação constante para quem tem como hábito a jardinagem. O frio e as geadas, frequentes nessa época, são poderosos agentes climáticos que causam danos consideráveis às plantas e flores, especialmente se forem de clima tropical.


É nesta estação do ano que as plantas, no geral entram em dormência. Nos meses de junho, julho e agosto todo o jardim adormece, principalmente nas regiões Sudeste e Sul. 
Com uma adubação rica em Fosforo(P) e Potássio(K) no outono, as plantas armazenam estes nutrientes e acumulam energia no inverno, para que gerem botões maravilhosos. Em contra partida, é nesta época gelada, que alguma espécies atingem seu ápice.
Logo, precisamos saber quando devemos podar, adubar e proteger cada espécie do nosso jardim. Para que tenhamos um jardim florido o ano todo.

Muito cuidado com as regas. O Frio nas regiões Sul e Sudeste, é bem seco. Por isso, a atenção com a rega. No inverno a água demora a evaporar. A observação é fundamental para o sucesso. O excesso de umidade pode causar a podridão das raízes e o aparecimento de fungos. 

Se quisermos fazer algum tipo de mudança no jardim, esta é uma boa época. Retirar plantas velhas e atrofiadas com raízes. Revirar toda a terra (afofar), e semear. Plantar novas mudas, reformar algum canteiro. Sempre lembrando de proteger as plantas novas do frio.

É no inverno que fazemos algumas podas. Podas de limpeza, retirando galhos malformados, galhos que se cruzam, galhos ladrões. Podas de direção, indicadas para cervas vivas. Podas ápicais, retirando galhos do topo da planta, forçando-a ao adensamento de copa. 

Segue algumas plantas que florescem no inverno:

Amor-perfeito (Viola tricolor) 
Azaléia (Rhododendron indicum)
Bico-de-papagaio (Euphorbia pulcherrima) 
Caliandra (Calliandra tweedii) 
Ciclame (Cyclamen persicum) 
Congéia (Congea tomentosa) 
Cravo (Dianthus caryophyllus) 
Delfínio ou esporinha (Delphinium ajacis) 
Giesta (Spartium junceum) 
Glicínia (Wisteria sinensis) 
Ipê amarelo (Tabebuia chrysotricha) 
Ipê rosa (Tabebuia pentaphylla) 
Jasmim-amarelo (Jasminum primulinum)
Jasmim-manga (Plumeria sp.) 
Kalanchoe ou gordinha (Kalanchoe blossfeldiana) 
Orquídea Cymbídio (Cymbidium híbrido) 
Suinã candelabro ou eritrina (Erythrina speciosa)

Fonte: jardineiro.net , paisagismobrasil.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário